Notícias

Modelo2EM ANDAMENTO

 

MUDANÇAS DE VALORES EM ACADÊMICOS: UM ESTUDO PAUTADO NO DESEMPENHO, ENGAJAMENTO E SATISFAÇÃO NO CONTEXTO DAS HUMANIDADES

 

A Psicologia Social tem dedicado atenção a estudos que analisam variáveis que influenciam o processo ensino-aprendizagem e que possam favorecer o conhecimento dos aspectos que minorem ou evitem graus elevados de repetência, evasão, desajuste, insatisfação e baixo desempenho com o contexto acadêmico. Pesquisas identificaram que níveis elevados de engajamento escolar estão associados a um bom desempenho acadêmico e a uma diminuição na probabilidade de abandono escolar. Contudo, uma variável que pode ajudar na explicação do engajamento, desempenho e satisfação com o curso e com a vida é denominada de valores humanos. Nesta oportunidade busca-se avaliar em que medida à mudança nas prioridades valorativas dos estudantes universitários pode ter relação com construtos relativos ao contexto acadêmico, isto é, o desempenho acadêmico, o engajamento escolar e a satisfação com seu curso (e com a vida).

 

RESULTADOS PARCIAIS

 

Esta pesquisa pretende acompanhar os acadêmicos dos cursos de Artes, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Filosofia, História, Jornalismo, Letras (Inglês e Espanhol), Pedagogia e Psicologia por 5 semestres, sendo os resultados da primeira colaboração sumarizados a seguir. 

 

satisfação com o cursos

Os resultados demonstram, resumidamente, que a maioria dos estudantes pontuaram nas opções 4 e 5, ou seja,

apresentam grau elevado de satisfação com seu curso. 

 

satisfação com a vida

Os resultados demonstram, resumidamente, que a maioria dos estudantes pontuaram nas opções 4 e 5, ou seja, indicando

um grau moderado de satisfação com suas vidas. 

Engajamento

Em geral, a maioria dos estudantes pontuaram nas opções 5 e 6 da escala, ou seja, indicam que possuem graus

elevados de engajamento com suas atividades acadêmicas.

 

Valores

 

Que nunca ouviu falar em valores humanos? Na mídia, entre os familiares (aquele avô que fala dos valores de hoje e dos valores de sua época) e mesmo no senso comum. Contudo, nem todos sabem que este é um dos temas mais centrais na Psicologia, sendo estudado por diferentes teóricos. Nesta pesquisa, utilizamos uma teórica genuinamente brasileira (Teoria Funcionalista dos Valores Humanos), comprovada em quase 60 países (dos 5 continentes) e que tem como autor o Prof. Dr. Valdiney V. Gouveia.

Estes resultados prévios indicam que a maioria dos participantes consideram os valores suprapessoais e de existência (valores centrais) como mais importantes para guiar suas vidas. Em outras palavras, são pessoas que atribuem muita importância em assegurar condições fisiológicas mais básicas (beber, dormir, comer) e também de ter segurança.

Estes são apenas resultados prévios. Deste modo, por favor, continue colaborando nas outras etapas da pesquisa, permitindo um aprofundamento adequado nas temáticas em análise.